Projeto adote um tijolinho!

A Escola Rural Ipê Amarelo está crescendo!

Quando nossa escola foi fundada por pais e professores, em 2015, sua estrutura física se resumia a uma pequena casa de colonos, cedida pela Fazenda Santa Emília, nossa parceira.

Ali, cercada por uma área aberta que foi cuidada e plantada pelas famílias, estavam as salas de jardim, cozinha coletiva e refeitório, e até mesmo a área administrativa! Eram cerca de mil metros quadrados de terra, permeados de cuidado e sonhos.

Aos poucos, fomos crescendo e assumindo novas áreas, até que no Planejamento Participativo de 2017, realizado com toda a comunidade escolar e após quase três anos de funcionamento, ficou claro nosso desejo de permanecermos nesse recanto, cheio de histórias e de tanta natureza e presentes!

Assim, reafirmamos e ampliamos a parceria com a Fazenda, e recebemos a guarda dos atuais 16.000m2 de área escolar, tendo o desafio de edificar as áreas do Ensino Fundamental I e II!

Para tanto, foi criado o Projeto Tijolinho, que desde 2017 alimenta nossa escola com recursos financeiros provenientes dos esforços de captação e doações de familiares e amigos!

Nesses anos, muitos momentos mágicos como festas e eventos comunitários, brechós, vendas de produtos e serviços de famílias de nossa comunidade (artesanato, livros, bolos e comidinhas diversas, atendimentos terapêuticos, workshops e outros), venda dos excedentes de hortas caseiras e pomares foram compondo nossa construção e chegamos até aqui com as cinco salas do Fundamental I, sala de música e sala de artes, dois pátios cobertos, quatro banheiros, quadra e uma nova área crescendo com os laboratórios, salas de aula e novos pátios e parque para o Fundamental 2!

Entre o início do Projeto, em 2017, e 2023, foi possível erguer também infraestrutura de rede elétrica, melhorias na estrada, caminhos internos, cercas e portões, atendendo às mais diversas necessidades dos alunos e famílias.

Uma sinfonia de esforços conjuntos, sem qualquer endividamento ou doador institucional- cada passo foi uma enorme alegria conquistada coletivamente!

O projeto arquitetônico da escola foi e é desenvolvido e doado, desde as primeiras etapas, à nossa comunidade pela arquiteta Carla Matheus (Conheça o trabalho da Carla clicando aqui!). Carla, além de ex-aluna Waldorf, escolheu a arquitetura biosustentável como sua área de estudo e trabalho, e tem sido uma grande parceira nossa desde os primeiros impulsos da escola!

Mais do que os recursos financeiros que chegam e promovem o crescimento da Ipê, esse caminho reafirma diariamente a escolha e o tecer que nossa comunidade sustenta pela Escola Rural Ipê Amarelo e pela Pedagogia Waldorf como um caminho de desenvolvimento para seus filhos e para o mundo. Para cada um de nós é também o privilégio de viver um propósito comum, algo que nos conecta como seres humanos por e para muitos!

Quer fazer parte desse caminho também?

Para colaborar você poderá utilizar, com segurança, sua conta do PagSeguro.

Clique em um dos valores abaixo para cadastrar uma doação mensal ou clique em 'doação única' e indique o valor de sua colaboração.

OBS: após se cadastrar em uma contribuição mensal, ela permanecerá ativa indeterminadamente, para cancelar a cobrança acesse sua conta do PagSeguro.

Escola Rural Ipê Amarelo

A Escola Rural Ipê Amarelo é uma associação de pais e professores que encontraram na Pedagogia Waldorf e na Antroposofia um verdadeiro sentido para o educar. Acreditam que a educação das crianças, realizada com consciência e profundo amor, é a chave para os desafios que o mundo nos apresenta.

Assim, unidos pelo ideal, e comprometidos com o trabalho, caminhamos juntos edificando o ambiente que nos habita - o interior de cada indivíduo, e o exterior, cujas paredes são desenho e reflexo do cuidado e carinho devotados à criança e às famílias.

Na jornada de ampliar continuamente nossa casa, muitos passos já foram dados, e os tijolos que aqui vivem são a manifestação generosa da essência de muitos parceiros. E justamente por tudo o quanto recebemos e construímos, é que podemos dizer: é tempo de continuar crescendo!

Nossas salas do ensino fundamental estão em construção. Duas já funcionam, nascidas do esforço da primeira etapa do projeto Tijolinho, e para 2019 acreditamos que a próxima - das oito necessárias - estará de portas abertas para receber mais uma classe.

Para que nossa escola possa seguir acolhendo todos aqueles que a escolhem, com diferentes condições econômicas, sociais e culturais, queremos convidar você a escolher também fazer desta a sua escola!

Você pode adotar um ou muitos tijolos, contribuindo com o valor de 500 reais ou ainda escolher um apoio mensal com seu cartão ou pode ser guardião de contribuições alcançadas com seu trabalho e revertidas para a Ipe. Mas as formas de ajudar são muitas, e as ideias não param de brotar! Saiba mais em nosso site, no Facebook ou entre em contato com a Secretaria da escola.

Quando estamos todos juntos – é assim – e só assim que podemos verdadeiramente ser únicos e inteiros.